Salve meus lindos!
Quando você está envolvido pela emoção do casamento, pode ser difícil imaginar que você e seu cônjuge não possam viver felizes para sempre.
O casamento exige trabalho, compromisso e amor, mas também precisa de respeito para ser verdadeiramente feliz e bem-sucedido.
Compartilho com vocês algumas dicas para deixar o seu casamento (ou relacionamento afetivo), mais leve.
Comunique-se com clareza e frequência
Falar com seu cônjuge é uma das melhores maneiras de manter seu casamento saudável e bem-sucedido. Seja honesto sobre o que você está sentindo, mas seja gentil e respeitoso ao se comunicar. Parte da boa comunicação é ser um bom ouvinte e dedicar um tempo para entender o que seu cônjuge deseja e precisa de você.
Diga ao seu cônjuge que você é grato por tê-lo em sua vida
Apreciem um ao outro, seu relacionamento, sua família e sua vida juntos. Mostre gratidão quando seu parceiro prepara o jantar, ajuda as crianças com os deveres de casa ou faz as compras. Pode ser útil dedicar alguns minutos todas as noites para dizer um ao outro pelo menos uma coisa que você apreciou naquele dia.
Arranje tempo para vocês dois como um casal
Com responsabilidades profissionais e familiares, pode ser fácil perder o fator romance. Planeje datas especiais, seja para sair ou apenas ficar em casa. Se você tem filhos, mande-os para um encontro para brincar enquanto vocês relaxam, conversam e desfrutam da companhia um do outro.
Planeje algum tempo pessoal
O tempo a sós é tão importante quanto o tempo em casal. Todo mundo precisa de tempo para recarregar, pensar e desfrutar de interesses pessoais. Esse tempo geralmente é perdido quando você está casado, especialmente se você tem filhos. Saia com amigos, faça um curso ou faça um trabalho voluntário, o que você achar enriquecedor. Quando vocês estiverem juntos novamente com seu cônjuge, vocês se apreciarão ainda mais.
Entenda que não há problema em discordar
Vocês não irão concordar em tudo, mas é importante ser justo e respeitoso durante as divergências. Ouça o ponto de vista de seu cônjuge. Tente não ficar com raiva e não se deixe ficar muito frustrado. Afaste-se e acalme-se, se necessário, e discuta o problema novamente quando ambos estiverem com a mente melhor. Comprometa-se com os problemas para que ambos dêem um pouco.
Ganhar confiança
O terapeuta matrimonial e pesquisador John Gottman, Ph.D., descobriu que a crítica, o desprezo, a atitude defensiva e o bloqueio são ameaças sérias ao casamento. Quanto mais um casal se engajar nessas atividades destrutivas, maior é a probabilidade de se divorciarem.
Aprenda a perdoar
Todo mundo comete erros. Seu cônjuge pode magoá-lo ou fazer algo que o perturbe, e isso pode deixá-lo com raiva, até mesmo furioso. Mas é importante lidar com seus sentimentos, deixá-los ir e seguir em frente. não continue mencionando o passado.
Lembre-se de permanecer comprometido com seu cônjuge, sua família e a vida que vocês construíram juntos.
Alex Nielsen - Terapia de casal
Fonte: https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=1&contentid=4580
Comments